terça-feira, 7 de junho de 2011

TOQUE PROFISSIONAL - Nove segredos para ser um profissional bem-sucedido (Parte I)

Especialista informa que o diferencial para alcançar o sucesso está no que as pessoas fazem e não no que elas são


Qual o segredo dos profissionais bem-sucedidos? Mudar algumas atitudes, de acordo com a psicóloga e autora de um livro sobre esse tema – o ‘Suceed: How We Can Reach Our Goals’, ainda sem versão em português –, Heidi Grant. Segundo ela, após décadas de pesquisas sobre os motivos que levam algumas pessoas a terem sucesso em determinadas áreas, ficou comprovado que o diferencial delas está muito ligado ao que elas fazem e não, necessariamente, a suas habilidades natas.

Em um artigo publicado na Harvard Business Review, Heidi cita nove atitudes que são comuns a profissionais bem-sucedidos e que podem servir de exemplo para quem quer alcançar seus objetivos:

1) Seja específico Quando as pessoas definem um objetivo, elas devem ser o mais específicas possíveis. Como exemplo, a especialista cita que é melhor decidir perder 'cinco quilos' do que 'alguns quilos'. Segundo ela, isso ajuda a deixar mais claro o objetivo a ser seguido e estimula o indivíduo a ficar motivado para atingir a meta.

“Também pense sobre ações específicas que precisam ser tomadas para alcançar seus objetivos. Só prometer que vai comer menos ou dormir mais é muito vago, seja mais preciso”, pontua Heidi, dizendo que é melhor definir que vai “estar na cama às 10 horas da noite durante a semana”, por exemplo.

2) Defina o momento para agir – As pessoas têm hoje cada vez menos tempo, assim, não é surpreendente que elas deixem a rotina fazê-las perder oportunidades de agir para alcançar os objetivos estabelecidos. Assim, a psicóloga aponta que é importante definir um momento específico para buscar suas metas.

A sugestão é que os indivíduos, mais uma vez, sejam bem específicos. Por exemplo, ao estabelecer que usarão 30 minutos antes do trabalho para fazer ligações necessárias ou para aprimorar o inglês. “Estudos mostram que esse tipo de planejamento ajuda o cérebro a detectar a oportunidade quando ela aparece, aumentando as chances de sucesso em 300%”.

3) Saiba exatamente onde quer chegar – atingir qualquer objetivo também requer um monitoramento rigoroso do progresso. Se a pessoa não percebe que ela não está indo bem, pode tentar ajustar suas estratégias. O ideal é checar isso de forma semanal ou até diária, dependendo da meta.

4) Seja um otimista realista – Quando alguém estabelece um objetivo é importante ter a confiança de que vai ser bem-sucedido. Isso ajuda a manter o indivíduo motivado. Mas as pessoas também não podem deixar que isso faça com que subestimem as dificuldades ao longo do caminho.

“A maioria das metas requer tempo, planejamento, esforço e persistência”, pontua Heidi. Ela cita que estudos comprovam que o pensamento de que as coisas serão fáceis e exigirão pouco esforço deixa os indivíduos pouco preparados para o que eles vão enfrentar na realidade e aumenta as chances de fracasso.

Continuamos amanhã...

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

7 comentários:

Anderson Souza disse...

Bom Dia, Ciente!

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anônimo disse...

Bom dia !!! Jorge Alexandre

Anônimo disse...

Bom dia,
ciente e grato pelas orientaçõe,
Allan Carlos

Daniel Sena disse...

Bom dia.

Anônimo disse...

Bom dia, Diogo Ferreira.Ótimas orientações profissionais, obrigado.

Daniel Luz disse...

Bom Dia !!!