segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MENSAGEM PARA A SEMANA...

Sem espírito de time é impossível vencer!

Não há como vencer no mundo competitivo em que vivemos, sem espírito de time. E o nome correto para vencer é realmente “time”. Não basta ser uma equipe ou um grupo. É preciso ser um time para vencer. É preciso que tenhamos consciência de que um time é muito mais que um conjunto de pessoas, uma equipe ou um grupo. O time tem um objetivo e uma missão: vencer o jogo.

E aqui vão seis características essenciais que fazem o “espírito de time” que tanto precisamos hoje:

1. A primeira coisa a fazer é recrutar e selecionar os melhores jogadores. Todos sabem que sem jogadores excelentes, vencer é impossível.

2. Depois de formado o time, ele tem que treinar. Treinar muito! Treinar sem parar!

3. E não basta treinar. É preciso ter boas estratégias e táticas eficazes para cada situação. É preciso conhecer os adversários. É preciso estudar, usar a inteligência. Treinar sem estratégia definida pode ser perda de tempo.

4. Para isso é preciso ter um bom treinador, um verdadeiro líder que consiga tirar o melhor de cada um dos jogadores nas várias situações de jogo e de adversários, que desenvolva essas estratégias e táticas para vencer - e isso ele faz com a ajuda de profissionais especializados e de uma comissão técnica.

5. Num time os talentos individuais são fundamentais, mas não basta o treinamento individual. Nos treinamentos coletivos é que se forma o espírito de time - “um por todos, todos por um” para fazer o time vencer.

6. E ainda motivação, concentração, conforto, qualidade de vida, boa saúde física e mental são essenciais para que os membros do time estejam em condições de dar tudo o que podem para que o objetivo seja atingido: vencer!

Agora pergunto ao leitor. Não é exatamente isso que precisamos ter em nossa empresa? Não é verdade que o que mais falta em nossas organizações é justamente o “espírito de time”? Não é verdade que há pessoas que ainda pensam ser possível vencer com individualismos, egocentrismos e egoísmos, conceitos totalmente opostos a um time?

Será que em nossa empresa as pessoas passam a bola ao que estiver melhor colocado? Será que comemoramos como um time, o gol marcado por apenas um de nossos jogadores?

Lembre-se: sem espírito de time é impossível vencer!

Pense nisso. Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.


Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!


16 comentários:

Viviane disse...

curet Bom dia !

Em nossa empresa falta sim organização para trabalhar como um time e realmente existem pessoas que pensam que agindo desta forma vão chegar em algum lugar.A arrogancia de peguntar para outro de um cargo abaixo como se faz ofende. E ai cadê seu time ?

dellano silva lopes disse...

Bom dia obrigado pelas orientações !

Sem, mas

Dellano Lopes.

dellano silva lopes disse...

Bom dia obrigado pelas orientações !

Sem, mas

Dellano Lopes.

Anônimo disse...

Bom dia.

Obrigado pelas orientações.

Sem mas.

Daniel Luz disse...

Bom Dia !!!

Anônimo disse...

Bom dia !! Jorge Alexandre Afonso

Anônimo disse...

Bom dia,
Ciente e grato.
Allan Carlos

Anônimo disse...

Bom dia, Diogo Ferreira. Obrigado pela orientação.ç

Anônimo disse...

Bom dia, Diogo Ferreira, e sim temos que atuar em equipe, nao importe quem faça o gol.E existe pessoas sim que age com individualismo mas não chega longe não mais cedo ou mais tarde acaba precisando do proximo que esta ao seu lado.

Daniel Sena disse...

Boa tarde.

Anônimo disse...

Bom dia a todos !

Grato e ciente das orientações .

Fabio Deloitte

Anônimo disse...

Bom dia , Diogo Ferreira. Obrigado pelas orientações.

Adriano Reis disse...

Bom dia.

Daniel Sena disse...

Bom dia.

Anônimo disse...

Bom dia, Obrigado pela orientação.Diogo Ferreira.

Adriano Reis disse...

Bom dia.