segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MENSAGEM PARA A SEMANA...


DOM E TALENTO - A DIFERENÇA E A PRÁTICA

Dom é uma palavra que vem do latim donu. Significa dádiva, presente. O dom é uma capacidade especial inata. Na prática, um dom é um potencial para desempenhar com alguma facilidade determinadas tarefas que são complexas para a maioria das pessoas. Este é o fato de certas crianças desenharem bem, outras tocarem um instrumento musical com desenvoltura ou aprender números ou trabalhos manuais.

Um dom não é condição suficiente para caracterizar um gênio. Qualquer indivíduo pode ter um dom. Já um gênio tem, sim, um dom. Mas na genialidade há algo que a ciência ainda não explica.

Quando citamos Beethoven, Mozart, da Vinci ou Pelé como exemplos de pessoas que tiveram um dom especial, não poderemos excluir o Seu Mané Mecânico – que descobre em poucos segundos qualquer problema de um carro, e o conserta como ninguém.   Aqueles tinham um dom e também foram gênios. Já o Seu Mané apenas tem um dom.

E o que é talento? O talento se parece muito com o dom na sua essência. Mas tem origem diferente.

O talento é uma tendência ou um gosto especial que pode ser desenvolvido. Mesmo que exista algum componente genético, qualquer talento depende de três atitudes para atingir sua plenitude. O talento depende de treinar muito; ter disciplina: olhe para os atletas, por exemplo; e perseverança: persistir na busca dos resultados.

Isto só confirma a ideia de que “todo talento é 1% inspiração e 99% transpiração”.

E como ficam aqueles que têm dom, mas não têm talento? Estes são um desperdício, nasceram com algo especial, mas não foram lapidados como deviam. E tem também os “desligados”, aqueles que, mesmo tendo tido boas chances, não se esforçaram para se desenvolver. Deles é que se diz: “Deus dá asas para quem não quer voar”.

Thomas Jefferson, um dos primeiros presidentes dos Estados Unidos, comentou com muita sabedoria: “Eu acredito muito na sorte. Quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho”. Isto equivale a dizer que inspiração sem transpiração de nada vale.


Por Abraham Shapiro - consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Um forte abraço, tenha um ótimo dia e uma excelente semana!

14 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !

Anônimo disse...

Bom dia a todos !}


ciente e grato pela orientação.

Fabio Deloitte

Anônimo disse...

Bom dia.

Obrigado pelas orientações.

Sem mas. (Deilson Chacara)

Anônimo disse...

Bom dia!

Thiago Souza

dellano silva lopes disse...

bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes

Daniel Luz disse...

Bom dia !!

Daniel Sena disse...

Bom dia.

Anônimo disse...

Bom dia!
Ciente e grato,

Allan Carlos

Anônimo disse...

Bom dia, Diogo Ferreira. Obrigado pelas orientações.

Anônimo disse...

Bom dia Jorge Alexandre Afonso

Daniel Sena disse...

Bom dia.

Adriano reis disse...

Bom dia.

Anônimo disse...

Bom dia, Diogo Ferreira ciente das informações e ótima frase para levar conosco em nossa vida .“Eu acredito muito na sorte. Quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho”.

Daniel Sena disse...

Bom dia.