terça-feira, 4 de outubro de 2011

NOTA INFORMATIVA I: Em uma semana, greve dos bancários paralisa 40% das agências


SÃO PAULO - A greve nacional dos bancários completou hoje uma semana. Nesta segunda-feira, os funcionários de Roraima aderiram ao movimento. Agora, bancários nos 26 Estados e no Distrito Federal já cruzaram os braços. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), 7.950 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados estão paralisados, o que representa cerca de 39,6% do total do país.

Os bancários começaram a greve na última terça-feira (27), após a rejeição da proposta de reajuste de 8% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que representa 0,56% de aumento real. “Queremos uma proposta decente para valorizar o trabalho dos bancários”, diz Carlos Cordeiro, presidente da Contraf

O Comando Nacional dos Bancários decidiu hoje que vai orientar os sindicatos a intensificarem as ações para mobilizar os bancários e ampliar a greve em todo país.

Entre as principais reivindicações da categoria estão um reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período) e maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Para Cordeiro, a valorização do piso da categoria também é um ponto fundamental para o acordo. “Dados do Dieese mostram que o salario inicial dos bancários brasileiros é menor que o piso dos trabalhadores argentinos e uruguaios. Isso é um absurdo, uma vez que os bancos brasileiros estão entre os maiores e mais lucrativos do continente.”

Em São Paulo, os bancários decidiram hoje manter a greve. De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, 773 locais de trabalho foram paralisados e 26 mil trabalhadores aderiram ao movimento.

Fonte: Portal Valor Econômico por Carlos Giffoni


8 comentários:

dellano silva lopes disse...

bom dia, obrigado pelas orientações !


Dellano Lopes.

Anônimo disse...

Bom dia.

Obrigado pelas orientações.

Sem mas.

Deilson Silva. (unid Chacara)

Anônimo disse...

Bom dia a todos !

Ciente e Grato.

Fabio Deloitte

Amanda disse...

Bom dia!

(Amanda - Vl Olimpia)

Daniel Sena disse...

Bom dia.

Daniel Luz disse...

Boa Tarde !!!

Anônimo disse...

Bom dia Jorge Alexandre Afonso

Anônimo disse...

Bom dia , Diogo Ferreira, Ciente das informações , obrigado.