terça-feira, 21 de julho de 2009

HUM....SEI NÃO....ACHO QUE VAI DOER....


Havia um jovem lenhador, cheio de vitalidade e motivação. Em seu primeiro dia de trabalho, entusiasmou-se muito, pois havia derrubado 104 árvores. Vinte a mais do que a média de outros lenhadores. No dia seguinte, fez 101 árvores tombarem, no outro, 97. E assim, dia após dia, seu esforço foi aumentando e a produtividade caindo cada vez mais. 
Ao décimo dia, contou, muito cansado, 79 árvores no chão. Parou e foi pedir ajuda. E ela veio. O mais experiente dos lenhadores ensinou:

- “Sua dedicação é maravilhosa e surpreendente, mas quantas vezes você parou para afiar o machado?”

Moral da história: O que você aprendeu no início do seu trabalho, nesses anos, meses e dias que se passaram, de nada servem se você não afiar a cada dia o "machado" do seu conhecimento. Pois é com ele que você derrubará as "árvores" de adversidades, de problemas, de dúvidas, de incertezas que surgem no caminho de sua vida, afim de desviá-lo de atingir o sucesso profissional!

Opinião:

Ok, tudo muito bom, tudo muito bonito, tudo muito emocionante, correto?    Mas e aí, pergunto eu, o que você tem feito com tudo o que você tem lido, com tudo o que temos dividido com você de conhecimento, de experiência, enfim, com o tempo que temos investido em você?

Ah tá, espera aí, estas perguntas se aplicam para você que está tendo o trabalho de ler esta e outras mensagens que tenho colocado diariamente, mas e para este seu companheiro que está aí do seu lado trabalhando?      

Para este que se acha tão cheio de conhecimento, de experiência profissional, para este que acha que atingiu o nirvana profissional, onde no seu intelecto não cabe nem um pouquinho mais de instrução, pois pela maneira que ele despreza diariamente esta ferramenta criada em função dele, parece que ele é perfeito!

Sabe, as vezes eu olho para alguns de vocês trabalhando e desculpe a palavra, tenho até pena!  É isso mesmo tenho pena!     Pena das pessoas que dependem de alguns de vocês, das que esperam algo de vocês, das que acreditam em vocês, das que investem em vocês!      Sinto pena do sentimento que tomará conta de você daqui à alguns anos, quando você olhar para trás, olhar os anos que passaram de sua vida e perceber que você não acrescentou praticamente nada à ela!     NADA!!!!!

Quer saber o por que desta revolta?      O por que desta indignação?     Porque eu vejo em poucos aquela vontade de crescer profissionalmente, de crescer na vida, de crescer como pessoa!   Melhor, deixa eu corrigir, vontade não, vontade todos até demonstram ter, mas o que falta é aquela entrega, a gana, a determinação, a vontade, enfim, aquilo que só os vencedores têm: a ATITUDE!

Vejo muitos satusfeitos com o que alcançaram até agora, tipo, consegui passar pela experiência inicial, fui efetivado, consegui uma promoção, duas promoções, já sou um assistente, já sou um coordenador, já sou um supervisor, enfim, já "sou alguém"...

Quando na verdade você não conquistou nada, você não sabe nada, você não atingiu absolutamente nada!    O que você conseguiu foi um breve momento de tranquilidade, um breve momento de brisa, até que alguém com ATITUDE, com GANA, com VONTADE de APRENDER e CONTINUAR APRENDENDO SEMPRE, chegue e TOME SEU LUGAR!!!!

Pois são estes os que conquistam, os que realizam, os que se orgunham, os que dão orgulhos aos seus amigos, famialiares, parentes, os que as pessoas apostam e acertam em suas apostas, enfim, os que realmente se orgulham das oportunidades que a vida lhes deu e principalmente COMO ELES AGARARRAM E O QUE FIZERAM COM ELAS!!!!

Ah já sei, meu papo está te cansando, não é?      Eu não te conheço de verdade, não é isso?     Não sei o duro danado que você dá para manter o que você conquistou, não é?     Estou exagerando, não é?

Então tá bem, vamos ver se eu estou exagerando mesmo, vamos ver se você consegue LHE dar as respostas para as seguintes perguntas.    Veja bem, eu disse LHE DAR, não ME DAR, pois não é a mim que você deve respostas, mas sim A VOCÊ!

Vejamos:

1) Onde você se vê daqui 10 anos?     10 anos é muito?   Tá bom, 5 anos, onde você se vê daqui 5 anos?

2) Você se vê na Metrópole?      Ótimo, ocupando que posição na Metrópole?

3) Ah, não é na Metrópole?     Muito bem, onde então?

4) Hum, também não sabe?        É tá difícil...

5) Já sei, se vê fora da Metrópole, certo?       Mas o que você tem feito hoje para se preparar para chegar neste lugar que você imaginou para você em 10 ou 5 anos?                  

6) Já sei, tá pensando ainda, não sabe que lugar é esse?    É tá difícil mesmo....

7) Então não vamos mais pensar fora da Metrópole, vamos pensar aqui dentro mesmo, o que você imagina estar fazendo dentro da Metrópole daqui 5 anos?       É, voltamos pro mesmo lugar do início, não é?

8) Hum, já sei, vamos mudar o foco, vamos para a área acadêmica, concluiu seus estudos?      Não?    Não pensa em concluir?    Você realmente acredita que com o que você aprendeu até aqui, você pode sobreviver pelo resto de sua vida?

9) Ah, concluiu o ensino médio?    Já sei, faculdade nem pensar, você não pode, é muito caro e o seu salário não dá?        É claro, enquanto você estiver na Metrópole você só ganhará o que ganha atualmente, não é?        Você não pensa em promoção?

10)  Promoção?   Você não conhece esta palavra, certo?     Então, pra quê pensar nisso, não é verdade?     Vamos deixar os estudos de lado, é melhor...

11) Tá bom, deixando o conhecimento acadêmico de lado, vamos pensar em conhecimentos gerais, mundo, planeta Terra, dia-a-dia, por exemplo, você assiste telejornal?      Assina um jornal?     Uma revista?    Tudo bem vai, pelo menos acessa a internet para saber o que acontece no mundo?    Também não?      É, vivemos noutro mundo mesmo...

12)Hum, não estou facilitando, não é mesmo?    Tá bem, vamos ver se você responde pelo menos esta, o que você aprendeu de novo nestes primeiros 6 meses de 2009?       É, alguma coisa, pelo menos alguma coisa, pensa aí vai.      Ok, não se lembra?     Tá complicado...

13) Já sei, pelo menos você sabe o quê quer realizar nestes últimos 6 meses de 2009?   É isso mesmo, já estamos no segundo semestre deste ano, tendo 2010 bem a nossa frente!     Já sei, não sabe ainda o que você pretende nos próximos 6 meses?      O futuro a Deus pertence, não é?     

14) Hum, quem está no controle da sua vida?     Você?   Hum, sei não...

Bom meu caro, quer saber?   Vou dormir, está tarde, quem sabe um dia, se você ainda tiver estômago, continuo este papo.    Quem sabe não podemos nos ajudar, não é?      Isso é, para você que quer fazer algo diferente com sua vida, não é verdade?     

Para você que está satisfeito com sua vida, com suas conquistas pessoais e profissionais até aqui, bom, pra você só posso dizer uma coisa, meus pêsames!      Por que teu espírito já morreu, o que você vê todo dia é apenas seu corpo, a matéria, o físico e, este leva algum tempo para morrer, mas pode ter certeza, a hora dele também chega...

Ah, chame o seu colega de trabalho aí do lado, mande ele ler esta mensagem também, diga-lhe que eu deixei ela para ele.    Se for o caso, assuma atividade dele por 5 minutos, mas permita-o ler também, quem sabe ele não ressuscita também!?

Um forte abraço, tenha um ótimo dia!

Um comentário:

Wagner disse...

Isso que é um desabafo,mas é isto que temos que ter em nossas vidas projetos e objetivos,à curto,medio e longo praso,para que possamos progredir em nossa vida pessoal,profissional e espiritual.