terça-feira, 11 de agosto de 2009

TOME NOTA!!!


Olá meu caro, bom dia, é muito bom saber que você não se deixa levar pelo cansaço ou pelo desânimo e, dia-após-dia passa por aqui para saber o que temos a lhe oferecer, fico feliz pelo seu interesse.        Por isso, empenho-me também dia-após-dia para lhe trazer algo que venha somar, que acrescente profissionalmente em sua vida!

E para hoje eu trago para você outro texto interessante encontrado na internet, que fala sobre  INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.          Calma, não se assuste!         O nome pode assustar, mas o assunto tem tudo haver com você, fique tranqüilo, leia com atenção, acredito irá acrescentar e muito para seu crescimento profissional Portanto, boa leitura, boa reflexão e é claro, boa prática!

Segue:

Por Luiz Paiva

Os profissionais que se concentram somente no desenvolvimento do aspecto técnico de seu trabalho podem perder muitas oportunidades de crescimento. O conhecimento específico de sua área de atuação é primordial para o sucesso, no entanto sem a inteligência emocional este conhecimento tem seu valor reduzido a cinzas.

O profissional ideal é aquele que consegue equilibrar o conhecimento específico de sua área com comportamentos e atitudes que o aproximem de seus colegas, superiores e subordinados.

Inteligência emocional não é nenhum conceito complexo de psicologia. São aspectos simples, que certamente serão familiares a você, mas que você normalmente não está pensando neles no trabalho, já que está muito ocupado resolvendo problemas…

Veja os principais pilares da inteligência emocional:

1. Autoconhecimento: Você deve conhecer seus pontos fortes e fracos. Seus pontos fortes devem ser aproveitados, e os fracos mitigados.

2. Autocontrole: agir por impulso nem sempre leva aos melhores resultados. Todos já passamos por situações nas quais tomamos certas atitudes, e depois com mais calma nos arrependemos e pensamos “como pude fazer aquilo”. Aprender a pensar antes de agir é uma das chaves para conseguir o que se quer.

3. Motivação: a automotivação é uma característica comum dos profissionais de sucesso. Trata-se de buscar atingir e superar os objetivos com iniciativa própria, sem se deixar abalar por qualquer tropeço no caminho.

4. Empatia: Conseguir se identificar com outras pessoas aproxima relacionamentos. Você deve se colocar no papel dos outros antes de julgá-los, e trabalhar sempre na solução dos problemas, e não no crescimento das divergências.

5. Habilidades Sociais: Com que frequência você consegue estabelecer uma conversa com colegas, clientes e fornecedores sem que seja exclusivamente voltada ao trabalho? Como você trabalha seu networking no mercado em que atua? Quantas pessoas em seu círculo de relacionamento profissional você considera realmente amigos?

O profissional não deve ficar passivo aguardando que a empresa o ajude a desenvolver estas habilidades. Diversifique sua leitura diária para incluir livros/artigos sobre os 5 aspectos que listei acima, e adote ações concretas que o levem a uma melhor interação com aqueles à sua volta. Garanto que será tão importante para sua carreira quanto seu conhecimento técnico.


Um comentário:

Unknown disse...

Sou o autor original do texto:

http://ogerente.com/congestionado/2009/02/24/a-inteligencia-emocional-na-carreira/

Peço que incluam um link para meu artigo.

Sugir também que leiam outro artigo que escrevi sobre boas práticas para links na internet.

http://ogerente.com/blogcoach/2010/01/como-colocar-link-conteudo-original/