segunda-feira, 21 de junho de 2010

COMEÇANDO A SEMANA...


REALIZAÇÃO PROFISSIONAL x DEDICAÇÃO REAL

 

Por

 

ABRAHAM SHAPIRO

 

Em uma feira de carros usados, um comprador chega ao vendedor e pergunta: - Aceita cheque? E o vendedor responde: - Não sendo meu, é claro que aceito!

 

É verdade que muita gente gosta de levar a vida com bom humor. Piadinhas, como esta do cheque, circulam em todas as áreas dos negócios. Mas a realidade é que tudo fica sério demais quando nós somos a piada.

 

Uma grande sabedoria encontra-se em entender que a vida e os negócios são coisas sérias. Não dá para brincar todo o tempo. Bom humor é como tempero na comida: uma pitada leve... Quando passa da medida, nem bicho come.

 

Infelizmente as pessoas não vêem assim. Muitas insistem em acreditar e praticar o contrário. Olhe para os funcionários de um grande escritório ou os operários numa fábrica ou obra. Quanto tempo gastam falando abobrinhas, contando piadas, tomando cafezinho ou fumando? Têm direito a isto, é claro. Mas a questão é: quanto? Por outro lado, conversar sobre o trabalho parece pecado. Aliás, os “bandidos de plantão” estão cuidando todo o tempo para que assuntos sérios sejam vistos como puxa-saquismo. Falar coisas aproveitáveis é um tabu para estes.

 

Nas lojas, os atendentes olham para o alto, para fora ou qualquer direção, exceto para o cliente que acaba de entrar. Em supermercados, é bom rezar para não precisar de uma informação.

 

Vilfrido Paretto, o famoso proponente do princípio que leva o seu nome, disse que 80% dos resultados provêm de 20% das tarefas. Vendo desde a ótica inversa, 80% do tempo converte-se em apenas 20% de resultados - o que é ridículo, mas é a prática. E explica a ineficiência de quase todas organizações. É visível a qualquer um que não seja cego, garanto.

 

Quais as causas? Falta de consciência. As pessoas acham normal dissipar tempo, sem nenhum pudor. Perdem o foco de seu papel, não se importam com sua baixíssima dedicação e, depois, querem ser reputadas como profissionais, a despeito do comportamento reprovável que popularizam como regra.

 

De que outro modo se obtém realização se não pelo foco e objetivos claros? Entende, agora, a raiz da crise existencial que assola a maior parte de nossos recursos humanos atualmente? De quem, de fato, é a culpa?

 

Se você concorda,  bata a mão na mesa, e mude o seu comportamento a partir de agora.

 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


 

Um forte abraço e uma ótima semana!


8 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !

Ciente

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda - Vl olimpia)

Anônimo disse...

Bom dia !!!
Unidade Taboão !!!

Anônimo disse...

Bom dia!

Kellmer P.Paiva (Ipiranga)

Anônimo disse...

Bom dia, ciente do comentario Jorge Afonso

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente das Informações
Allan Carlos

Anônimo disse...

Bom dia! Compreedido