segunda-feira, 14 de junho de 2010

COMEÇANDO A SEMANA...


Por

ABRAHAM SHAPIRO

Meu amigo coleciona frases. Não citações de gente famosa. Ele junta expressões típicas de pessoas derrotistas.

Segundo a Programação Neuro Lingüística e meu ilustre amigo – por mera coincidência –, um sujeito derrotista, ou que se sinta assim, terá a tendência sistemática de adotar atitudes derrotistas. E ele não perde tempo. Irá divulgar o que pensa a qualquer um, a toda hora, e onde quer que esteja.

Eis, a seguir, algumas preciosidades da inusitada coleção.

Funcionários derrotistas dizem: “Já deu a minha hora. Eu saio às 17h30m e faltam quinze minutos.”; “O que o senhor está me pedindo não é minha obrigação. Eu não ganho para fazer isto!”; “Treinamento de novo? Eu já sei bem a minha função!”

Estudantes derrotistas: "Estudar esta matéria? Ninguém usa isto na vida prática!"; "Eu não preciso ler livros. Passo o dia no MSN e no Orkut. Escrevo e leio o tempo todo"; “Eu vou para a balada mesmo! Depois que eu me formar, faço uma pós e serei o diretor de uma grande empresa”.

Gerentes derrotistas, dizem: “Clientes são todos iguais. Nunca estão satisfeitos. Um defeitinho de nada e eles já reclamam”; “Nossos produtos são muito baratos para tanta exigência de qualidade.”, “Consultores são todos iguais. Quero ver fazer o que eu faço!”

Vendedores derrotistas, falam: "Não adianta visitar este cliente. Ele não compra nesta época."; "Eu tenho uma memória de elefante. Não preciso anotar."; "Por esse preço, quem consegue vender?"; "Minha região é ruim. Não tenho como aumentar as vendas"; "O problema das minhas vendas é a fábrica que não me dá apoio e a concorrência que não larga do meu pé".

Derrotismo é doença. Transmite-se por simples aproximação. Identificar um derrotista é questão de vida ou morte para qualquer indivíduo que lute para vencer.

Como identificá-lo? Um derrotista ensandece frente a atitudes positivas. Ele rejeitará o sucesso assumindo o ataque, tendo sua língua como arma e o verbo como munição. Mostrará inveja inflamada e ímpeto destrutivo contra qualquer esforço positivo. São estes os principais sintomas.

Assim, o conselho final desta reflexão não será de minha autoria, mas do próprio Xandy, o meu amigo. Ei-lo: “Faça a sua parte na erradicação do derrotismo. Ao identificar um infectado, não espere. Fuja enquanto há tempo”.

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


10 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia
Ciente da informação
Allan Carlos

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Anônimo disse...

Bom dia!
José Roberto.

Anônimo disse...

Bom dia ciente o comentario Jorge Afonso

Anônimo disse...

Bom dia !
Unidade Taboão !!!

Anônimo disse...

Bom dia .

Somos vencedores por natureza, pois somos aquele espermatoide que que lutou c/ outros milhões p/ estamoS aqui , por isso que se vc indenticar um ser como esse, se afaste e lembre- se sempre **VC É ESPECIAL E NINGUEM A NÃO SER VC PODE MUDAR ISSO. **


Fábio Ap. Oliveira.

Dhairi disse...

Bom dia!

ciente.

David Vieira disse...

Bom dia a todos

Anônimo disse...

Bom dia!compreendido