sexta-feira, 18 de junho de 2010

PAUSA PARA APRENDER - PARTE II


Continuando...

Como reduzir a informação inútil em sua vida



Estabeleça metas para suas tarefas

Trabalhar com pequenos prazos diários ajuda a manter o foco. Se vai iniciar uma tarefa agora, projete qual o resultado final e o tempo necessário, e procure cumprir esta mini-meta.

Planeje

Se possível, tenha como primeira tarefa do dia relacionar quais são suas mini-metas diárias. Reserve horários para rotinas como confererência e resposta a emails, telefonemas, e pequenas distrações (ex: navegar neste blog por 5 minutos). Se estabelecer horários para informação não-essencial, ela não invadirá seu espaço de trabalho depois.

Evite ser multi-tarefa

Fazer várias coisas ao mesmo abre espaço para distração e informação inútil. Sempre que possível, conclua uma tarefa antes de iniciar outra. A sensação inicial é a de que se está sendo produtivo, e até um pouco obtuso (afinal, quem é o burro que faz só uma coisa por vez?), mas ao ver os resultados ao final do dia, você perceberá a diferença.

Faça uma redução gradual

Ser um viciado em informação inútil é como ter obesidade mórbida. Será improdutivo iniciar uma dieta revolucionária e só tomar suco de aipo por um mês. Em dois dias abre-se espaço para um chocolatinho, e em uma semana se está de volta à churrascaria e à picanha pingando gordura.

Faça uma dieta moderada de informação, diminua gradualmente os programas de TV, os blogs, os sites de fofoca, as curiosidades. Arrisco dizer que 98% da informação informal que nos chega é inútil, mas divertida. Então reduzir 10% do volume por semana é um ótimo trabalho. E a boa notícia é que não precisa chegar a zero.

Que tal começar agora?

Fonte: Baseado no texto How to Reduce Information Overload do site Think Simple now.

 

Um forte abraço e um ótimo fim de semana!


10 comentários:

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda - VL Olimpia)

viviane disse...

Bom dia !

Ciente

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes

Anônimo disse...

Bom dia a todos

Anônimo disse...

Bom dia ciente do comentario Jorge Afonso

Daniel Sena disse...

bom dia a todos!

Anderson Souza disse...

Bom dia, Ciente.

Anônimo disse...

Bom dia!
Obrigado pelas orientações.

Kellmer P.Paiva (Ipiranga)

Anônimo disse...

Bom dia! Compreendido!!!

Anônimo disse...

Bom dia ! ! !
Unidade Taboão ! ! !