segunda-feira, 28 de junho de 2010

COMEÇANDO A SEMANA...

DOIS CONSELHOS PRÁTICOS

 

 

Por ABRAHAM SHAPIRO

 

 

CONSELHO 1 : Não dependa da aprovação dos outros

 

Não desperdice seu tempo de vida tentando impressionar os outros. Mesmo que você me convença de que é magnífico, eu pergunto: "Você estaria realmente seguro disso? Quem de nós estaria?"

 

Conheci um rapaz que falava sempre com a cabeça ligeiramente inclinada porque uma ex namorada dissera que ele se parecia com um ator famoso. Ninguém achava que ele tivesse o perfil de um artista, mas que entortava a cabeça porque faltava algum parafuso.

 

É isso o que acontece quando deixamos que nosso desejo por impressionar os demais determine as nossas ações.

 

Não devemos depender do reconhecimento dos outros. Ser carente dos elogios e das aprovações das pessoas é mau para qualquer um.

 

Nós nascemos para ser livres, independentes, e é por estas razões que precisamos desenvolver a nossa consciência própria para que vivamos baseados nos nossos julgamentos e no autoelogio equilibrado, sem dependência falsa e enganosa dos aplausos de terceiros e quartos. Cada um é um, e isso lhe basta.

 

Pense que as suas crenças são importantes para a sua vida e, em seguida, aproveite para crescer nesta direção, e aí, sim, impulsionar-se a fim de ser verdadeiramente grande.

 

 

CONSELHO 2 : Grato ou orgulhoso?

 

Imagine que você ganhasse 10 milhões de reais na Mega Sena. Você não conteria tamanha alegria. Mas imagine também que, passado algumas semanas, entrevistas em jornais e na tv lhe tornassem pessoa tão importante que você começasse a atribuir a sua fortuna à sua incrível inteligência e habilidade com números. Seria ridículo, não acha?

 

Suponha, agora, que você inventasse um produto que lhe rendesse um lucro real de 10 milhões de reais. É bem provável que agora você se sentisse um inventor glorioso, e até tivesse como justificar este sentimento às pessoas. Agora, sim, todos entenderiam.

 

Existe uma emoção positiva em nós sempre que realizamos algo. Porém, ao atingir um objetivo na vida, devemos saber distinguir qual é o limite que separa o orgulho do prazer.

 

Como é o orgulho? “Eu consegui isto. Sou o máximo! Mamãe, estou no topo do mundo!”

 

Como é o prazer? “Graças a Deus, tive esta oportunidade de realizar algo. Não sou melhor do que ninguém, mas sou agraciado”.

 

A diferença é clara.

 

Não atribua méritos a si próprio. Nunca se coloque na condição de “eu mereço”. Todos precisamos dos demais, assim como os outros precisam de nós.

 

Se existe algo na sua vida com que você se importa, isto lhe deixa grato ou orgulhoso? A escolha revelará quem você é.

 

 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.



7 comentários:

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)

Viviane disse...

Bom dia !

Anônimo disse...

Bom Dia!
Diogo Ferreira.

Anônimo disse...

Bom dia !
Unidade Taboão !!!

Anônimo disse...

Bom dia! compreendido

Anderson disse...

Bom dia. Ciente,