quarta-feira, 9 de junho de 2010

VOCÊ SABIA?

No dia 6 de Junho foi comemorado o Dia da Logística.

A data é uma referência ao dia em que ocorreu possivelmente o maior movimento logístico já conhecido na história que foi o desembarque das forças aliadas na Europa, ao término da II Guerra Mundial, imortalizado como o “Dia D”.


Desde os tempos bíblicos, no entanto, os líderes militares já se utilizavam da logística.

As guerras eram longas e geralmente distantes, eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos.

Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários um planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre o mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos.

Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, por exemplo, os militares com o título de ‘Logistikas’ eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra.

Essa visão da logística relacionada apenas com as questões táticas e estratégias militares acabou com o fim da Segunda Guerra Mundial.

Após este período, com o avanço tecnológico e a necessidade de suprir os locais destruídos pela guerra, a logística passou também a ser adotada pelas organizações e empresas civis, entrando no dia-a-dia de todas as instituições, publicas e privadas e, diretamente na vida das pessoas.

É impensável enxergar o mundo atual sem a presença da atividade logística com todos os seus níveis de especialidade e de serviços. A origem grega de seu nome – logos, ou seja, calcular, pensar e analisar - abriga o conceito moderno que serve, inclusive, de base para a ação de pessoas, instituições e empresas que desejam atingir a excelência.

As  novas tecnologias, novas necessidades impostas pelo mercado criam, a cada dia, novos papéis para a logística que acaba influenciando no projeto dos produtos, das parcerias e das  alianças estratégicas, além de outros processos vitais para o desenvolvimento das empresas e da própria sociedade. E, à medida que os recursos produtivos estão cada vez mais dispersos pelo globo, a logística torna-se mais integração e coordenação.

Em suma: é o diferencial que faz as empresas e pessoas efetivamente terem o desempenho desejado num mundo cada vez mais competitivo e globalizado em todas as áreas do conhecimento e do empreendedorismo.

Portanto, é com muita satisfação que saudamos na data de hoje todos os profissionais e as empresas envolvidas nesta incrível e fascinante atividade que vai além de oportunidades de redução de custos ou de prazos de entrega, disponibilidade de produtos ou de busca de novas metodologias de custeio, por exemplo.

A logística é uma ciência, cujo resultado final, como toda ciência, serve à melhoria do homem frente aos seus constantes desafios de  crescimento, tanto individuais como coletivos.

Ela torna o mundo melhor ao fazê-lo menor, compacto, completo, interligado e ao alcance de todos, certamente.

Parabéns a todos nós que fazemos parte desta ciência!


Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


10 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !

Ciente

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anônimo disse...

Bom Dia!
tenha um otimo dia tambem .
Diogo Ferreira

Anônimo disse...

Bom dia.

Kellmer P.Paiva (Ipiranga)

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientação !

Sem mas,

Dellano Lopes

Anônimo disse...

Bom dia !
Unidade Taboão !!!

Anderson Souza disse...

Bom dia, Ciente !

David Vieira disse...

Bom dia e parabéns a todos

Anônimo disse...

Bom dia,Muito obrigado pela orientação, eu como um estudante de logística, fico feliz em poder agregar mais conhecimentos da area através do blog de nossa empresa.

(Deilson Santos.)