terça-feira, 16 de novembro de 2010

COMEÇANDO A SEMANA...

QUEM VENCE NO MERCADO DE TRABALHO?

Algo em torno de 95% dos universitários recém-formados chegam ao mercado de trabalho doutores no uso de expressões como: “tá”, com certeza, claro, “a-rã”, “tô de boa”, “vamo nessa”. São recursos de oratória de grande utilidade em botecos, especialmente por quem não entende uma conversa, mas tem vergonha ou preguiça de pedir esclarecimentos a respeito.

Estes truques, aparentemente inofensivos durante o curso superior quando a vida universitária mais parece um recreio ou uma eterna balada, podem se tornar fatais na hora de enfrentar o ambiente de trabalho. Eles fazem qualquer um virar uma piada ou exemplo de incompetência na mais simplória empresa.

Um dos meios mais fantásticos de que todo estudante ou estagiário devia lançar mão é a sinceridade ao dizer: “Eu nunca ouvi falar disso. Por favor, você pode me explicar o que é?”. Seria fantástico.

Ninguém precisa saber tudo.

Pergunte o que você não souber a quem for mais experiente a seu redor. É assim que se aprende. O maior e mais idiota é aquele que finge entender o que não sabe – lembre-se disso.

Fingir segurança e autoconfiança é burrice. Nosso sistema de ensino lamentavelmente rotula como chato o aluno que levanta a mão para tirar dúvidas. Em geral, são as dúvidas de todos os outros.

O brasileiro tem a pretensão de já nascer sabendo. Vivemos numa sociedade de gente sabida, que não precisa ler manuais de instrução, nem bulas de remédio. Mas não se iluda. Todo sujeito competente no trabalho, foi um chato em sala de aula, ou seja, criou o saudável hábito de perguntar sobre aquilo que não sabia.

Você já deve ter ouvido falar que neste mundo só vence quem sabe dizer não: não entendi, não sei, não conheço, não fui, não li, não sei como se escreve.

Então pergunte, revele-se, aprenda, fique inseguro e nervoso. Nenhum trabalho é bem realizado quando seu feitor não tem dúvida alguma a respeito. E saiba, finalmente que, no mercado de trabalho vencem os que tomam o rumo contrário à manada.

Por Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.


Um forte abraço, um ótimo dia e uma excelente semana!


14 comentários:

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)

Viviane disse...

Bom dia !

Ciente

Unknown disse...

Bom dia!
Thiago Souza

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente e grato pelas orientações
Allan Carlos

Anônimo disse...

Bom dia!
José Roberto.

Unknown disse...

Bom dia !
Unidade Taboão !

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anônimo disse...

Obrigado pelas orientrações.

Sem mas.

Deilson Silva.

Anônimo disse...

Bom dia !! Jorge Alexandre Afonso ,ciente do comentario

Anderson Souza disse...

Bom dia, Ciente!

Adriano reis disse...

Bom dia!!! Adriano Reis

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem ,mas,

Dellano Lopes

Anônimo disse...

Unidade Alphaville



Daniel Luz

Bom Dia !!!

Anônimo disse...

Bom dia ! Compreedido - Hugo Souza - Unidade Taboao da Serra.