quinta-feira, 25 de novembro de 2010

TOQUE PROFISSIONAL II


O melhor uso que se pode fazer do 13º. salário

O melhor emprego que se pode dar à grana extra do 13o. salário depende da situação financeira do consumidor, ensinam os especialistas. “Geralmente, mesmo antes de chegar, o dinheiro já foi ‘gasto’, comprometido com as compras de Natal. Mas vale a pena refletir um pouco melhor para usufruir do máximo que essa renda extra oferece”, diz Wilson Pires, professor do curso de administração do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Se a família está endividada, o mais indicado é quitar as pendências. No Brasil, os juros são muito elevados, e quanto mais o tempo passa, maior fica o débito.

Se a família não está endividada, pode separar uma parte para satisfazer seus desejos de consumo, completar a verba para os presentes, as ceias ou as férias. “Afinal, trabalha-se duro o ano inteiro, é importante ter o prazer de se recompensar”, considera Pires.

O planejador financeiro familiar Augusto Saboia sugere que se preste bastante atenção à qualidade desses gastos. “Comprar besteiras, mercadorias de má qualidade, é jogar o dinheiro fora, porque os itens acabam logo”, afirma. A fim de administrar melhor o montante destinado aos presentes, o consultor sugere colocar um limite total para essa despesa, elaborar uma lista dos amigos e familiares que serão agraciados e estabelecer uma ordem de prioridades, porque não é possível dar mimos caros para todos. E, com criatividade, consegue-se economizar e contemplar todos.

Mas poupar outra parcela dos recursos também é uma boa ideia.

Para quem não tem o hábito de investir, a caderneta de poupança e os fundos de renda fixa administrados pelos bancos são vantajosos. Mas é importante informar-se bem sobre as características de cada produto e fazer uma pesquisa entre todas as instituições que os oferecem para comparar as tarifas cobradas.

Tal reserva pode servir para objetivos de curto prazo –em janeiro e fevereiro vencem contas importantes, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o material escolar–, de médio prazo, como realizar uma viagem ao exterior e custear os estudos dos filhos, ou para os de longo prazo –a aposentadoria principalmente.

“Infelizmente, no Brasil as pessoas não têm o hábito de pensar no futuro. Porém, é preciso lembrar que a aposentadoria do sistema público não é suficiente para sobreviver”, frisa Saboia. “E a aposentadoria é o destino final de todo mundo.”

Além de quitar dívidas, investir, comprar presentes para a família e bancar a viagem de férias, o consumidor pode pensar em outro destino interessante para o seu 13º. salário: antecipar o pagamento de compromissos que vencem em 2011, como mensalidades escolares. Muitas instituições de ensino de todos os níveis (inclusive pós-graduação) aceitam cobrar os valores referentes ao ano todo em uma parcela única. O mesmo pode ser feito com outros serviços ou produtos como seguros.

Mas só vale a pena se a empresa der um desconto sobre o total, obviamente. E esse abatimento tem que ser maior do que o retorno que se poderia obter aplicando o dinheiro. A poupança está rendendo aproximadamente 0,56% ao mês, por exemplo.

Fonte: Portal iG, coluna Seu Dinheiro, por Denyse Godoy


Um forte abraço e tenha um ótimo!


14 comentários:

Unknown disse...

Bom dia!
Thiago Souza

Amanda disse...

Bom dia!
(AManda - Vl Olimpia)

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente e grato pelas orientações,
Allan Carlos

Daniel Sena disse...

Bom dia a todos!

Anônimo disse...

Bom dia!
José Roberto.

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Unknown disse...

Bom dia !
Unidade Taboão !

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Adriano reis disse...

Bom dia!!! Adriano Reis

william bella disse...

bom dia!

Anônimo disse...

sidalBom dia !! Jorge Alexandre

Anônimo disse...

Diogo ferreira. ciente das informaçoes .

Viviane disse...

Bom dia !

Anônimo disse...

Unidade Alphaville



Daniel Luz

Bom Dia !!!