quinta-feira, 3 de setembro de 2009

MUDAR? POR QUE NÃO MUDAR?

Olá meu caro, muito bom dia! Nos últimos dias tenho postado algumas fábulas ou metáforas, no intuito de sempre exemplificar um assunto que trago a baila para reflexão. Isso porque sabemos que a mente humana tem essa facilidade de construir uma imagem a partir de texto ou frase que remete a uma situação.

Logo, enquanto eu tiver uma instrução ou mensagem para passar para vocês e tiver alguma destas que se encaixe no contexto, posso continuar fazendo uso delas, quando não, farei uso de outros artifícios, sempre no intuito de agregar algo para sua vida profissional.

Sendo assim, deixarei abaixo uma que vem de encontro ao tema de uma reunião que realizei anteontem com os líderes das equipes operacionais de São Paulo e, que fatalmente nos próximos dias eles se encarregarão de passar para suas equipes, afim de que estas saibam o que esperamos delas neste término de ano.

Um grande abraço e tenha um ótimo dia!

Segue:

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente e logo nadou até a borda do copo. Mas, como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar.

Acreditando que não havia saída, desanimou, parou de se debater e afundou. Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era tenaz; por isso continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, onde ela subiu e conseguiu levantar vôo para longe.

Tempos depois, a mosca tenaz, por um descuido, caiu novamente em um copo, desta vez cheio de água. Imaginando que já conhecia a solução para aquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da outra, pousou na beira do copo e gritou:

- Tem um canudo ali, nade até lá e suba.

A mosca tenaz respondeu:

- Pode deixar que eu sei como resolver esse problema.

E continuou se debatendo, mais e mais, até que, exausta, afundou na água e morreu...

Moral da história: soluções do passado, em contextos diferentes, podem se transformar em problemas. Quantas vezes, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao nosso redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão? Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências.

Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir… Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.



Nenhum comentário: