terça-feira, 29 de setembro de 2009

PROCEDIMENTO 3: Avulso ou Contrato?

Bom dia meu caro, tenha um ótimo dia, assim como o meu também será!

Muito bem, dando andamento no trabalho de revisão dos PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TRABALHO, vou sem demora trazer a baila uma questão: AVULSO ou CONTRATO, qual deve ser sua prioridade?

CONTRATO

É uma relação comercial formada por duas empresas, onde a CONTRATADA (Metrópole) compromete-se com a CONTRATANTE (Cliente) a prestar um serviço de qualidade de acordo com seu ramo de atividade, onde para tanto ela firma em CONTRATO sob quais condições e garantias ele empregará nesta ação.

A outra parte, no caso a CONTRATANTE (Cliente), obriga-se pelo prazo determinado em CONTRATO, normalmente por um período mínimo de 12 (doze) meses, uma vez recebendo da CONTRATADA (Metrópole) o serviço prestado dentro das condições previamente estabelecidas, compromete-se a PAGAR o preço acordado para tal.

AVULSO

Neste caso também é uma relação comercial formada por duas empresas, ou seja, existem as figuras da CONTRATADA (Metrópole) e da CONTRATANTE (Cliente).    Contudo, há uma particularidade, nesta modalidade o acordo é VERBAL, não existe um CONTRATO que oficializa esta parceria.    

É muito raro um caso em que exista esta necessidade, pois esta modalidade de atendimento tende a ser mais “light”, não gerando obrigações de ambas as partes, a não ser aquela gerada para aquele serviço solicitado naquele instante.

Nesta modalidade o único caso onde mesmo não tendo um CONTRATO firmado para atendimento, mas que tratamos como se tivéssemos um é aquele onde o Cliente possuiu uma demanda considerável de solicitações Avulsas, de maneira que percebemos que TODA ela nos é confiada.

Como diferenciar isso?    É simples, basta você observar aquele Cliente que todo dia faz uma, duas, três solicitações diárias ou mais, ou mesmo aquele que dia sim, dia não, faz suas solicitações, estes merecem tal tratamento.

CONCLUSÃO

Logo, no dia-a-dia numa demanda NORMAL de serviços, podemos dizer que TODOS os Clientes têm a mesma prioridade de atendimento, mas se o dia estiver atípico, com a demanda ACIMA do normal e você tiver que tomar uma decisão rápida, considere esta explanação como base para sua avaliação.

Para ajudá-lo a PENSAR e AGIR rapidamente, deixo para você uma TABELA DE PRIORIDADES, a qual usando-a na ordem apresentada, você dificilmente errará em sua avaliação.  

Segue:

1) CONTRATO – deve ter a prioridade acima de qualquer outro, pois temos um contrato de fidelidade com direitos e obrigações definidas, onde o descumprimento em alguns casos é passível de multas;

2) CONTRATO + AVULSO – além de ser um cliente que já usa um produto nosso, cuja as características você leu acima, ainda usa outro produto nosso, no caso o AVULSO, logo, têm toda prioridade;

3) AVULSO C/ DEMANDA ALTA – têm prioridade seguida ao cliente de CONTRATO, pois apesar de não usar o serviço nesta modalidade, usa na modalidade AVULSA e com uma fidelidade tal, que os tornam diferentes dos demais Clientes de avulso;

4) AVULSO C/ DEMANDA MÉDIA – é aquele tipo de Cliente que dia sim, dia não, faz sua solicitação, mantendo sua fidelidade, logo, os demais acima sendo atendido ele vêm em seguida como prioridade;

5) AVULSO C/ DEMANDA PEQUENA – este é aquele tipo de Cliente que quase não faz suas solicitações, vez ou outra ele “aparece” do nada e “resolve” utilizar nosso serviço, onde o atenderemos com a mesma qualidade, mas desde que tenhamos condições de disponibilizar alguém para ele, sem comprometer os demais acima citados;

Bem, caso sua leitura seja comprometida por algum fator externo, sugiro imprimir este texto, levá-lo consigo, lê-lo num momento mais tranqüilo, afim de que você consiga ter uma melhor COMPREENSÃO e PRÁTICA.

Tenha um ótimo dia!

Obs.: Através do comentário confirmem a leitura, identificando-se pelo nome e, caso tenha dúvidas ou sugestão para os próximos procedimentos, fique a vontade para solicitar.

9 comentários:

Fernando disse...

Bom dia a todos, leitura confirmada.

David Vieira disse...

Bom dia ,estou ciente

Anônimo disse...

Fabio Parreira

Raquel disse...

Bom dia à todos.

Amanda disse...

Ciente da Informação - (Amanda)

thiago disse...

Bom dia leitura - confirmada - Thiago

Anônimo disse...

muito bem entendido a forma de atendimento ao cliente - rodrigues

anderson disse...

Anderson Jorge - Confirmado.

Anônimo disse...

Boa noite !

Ciente