terça-feira, 19 de outubro de 2010

AINDA SOBRE O SABER...


Bom dia.

Ontem postamos uma mensagem que comentava sobre o valor do saber, o valor de obter e reter conhecimento, seja especificamente o da atividade que você exerce no trabalho, seja acadêmico ou mesmo da vida, enfim, não importa deles, o importante é acumular conhecimento.

Afinal, aquele que acredita ter atingido o ápice de sua capacidade de aprendizado, porque num destes três setores da vida acumulou uma gama de conhecimentos, este acaba condenando-se ao fracasso, afinal, assim como a vida está em constante mudança, o mesmo acontece com o aprendido, renova-se na mesma ordem!

Logo, é preciso a todo o momento visitar o “estoque de conhecimento, por para fora o que foi guardado ao longo da vida, lustrar o que aprendido e que ainda é útil, depois tornar a guarda-lo novamente, afim de usá-lo num momento oportuno.  Já aquilo que se tornou obsoleto, ultrapassado, velho, este deve ser descartado, não o guarde novamente, substitua-o por algo novo, que esteja em uso e que traga resultados práticos para o momento atual de sua vida.

Agindo assim você manterá seu estoque de conhecimento” sempre renovado,  em condições de colocá-lo em vantagem perante a maioria com conhecimentos envelhecidos, gastos pelo tempo, e que são sempre ultrapassados por aqueles que levam a vida renovando-se dia-a-dia, a cada momento reinventando-se e acumulando saber.

Isso não é fácil, porque como tudo na vida, demanda esforço, sacrifício, dedicação, disciplina, e são poucos os que estão dispostos a pagar este preço.  O preço de deixar a zona de conforto, de abandonar a águas calmas, enfrentar o mar aberto em busca de terras desconhecidas, mas que por vezes são mais ricas do que as já habitadas.

Enfim, esse dilema sempre estará diante de todos, a todo o momento, separando os que chegam dos que não, os que vencem dos que fracassam, compete a você, e somente a você escolher renovar-se ou ficar parado, aumentar seu “estoque de conhecimento” ou deixa-lo as traças, por achar que é suficiente o "já" acumulado até aqui...

Lembre-se disso.  Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


9 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !
Ciente

Anderson Souza disse...

Bom dia, Ciente!

dellano silva lopes disse...

Bom dia , obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Unknown disse...

Bom dia !!!
Unidade Taboão !!!

Anônimo disse...

Unidade Taboão

Daniel Luz


Bom Dia !!!!

Anônimo disse...

Bom dia! Compreedido !

Daniel Sena disse...

Bom dia a todos!

Anônimo disse...

Bom dia.

Obrigado pelos esclarecimentos.


Deilson Santos.