quarta-feira, 20 de outubro de 2010

VEJA QUE INTERESSANTE...


Os mineiros do Chile e as lições de liderança

A história mais marcante da semana passada foi, sem dúvida, o resgate dos 33 trabalhadores que estavam soterrados havia dois meses em uma mina de Copiapó, no Chile. Agora que estão todos salvos e razoavelmente bem de saúde, veremos quais serão as reportagens, os filmes e os livros sobre as trajetórias desses mineiros e de seu resgate triunfal.

Um dos “frutos” dessa história pode interessar diretamente a todos os que desejam destacar-se em meio a grande maioria: as lições de liderança aprendidas com o chefe do turno dos 33 mineiros soterrados, um homem de 54 anos chamado Luis Urzúa.

Robert I. Sutton, professor da Universidade Stanford, dos Estados Unidos, e colunista do site da Fast Company, destacou que Urzúa foi assertivo e usou o poder das pequenas vitórias, entendendo como ficar sintonizado com as necessidades emocionais do seu grupo. Confira as lições de liderança enumeradas pelo professor Sutton.

 

1. Previsão. Em situações de crise, as coisas importantes (como se o resgate vai acontecer ou não ou se você vai ser mandado embora no próximo corte de pessoal) são quase impossíveis de antever. Mas ter previsibilidade para as coisas pequenas (o horário das refeições ou outros detalhes) pode ser um paliativo. Urzúa dividiu os poucos alimentos nos primeiros dias após o soterramento e simulou as 12 horas de  luz do dia com os faróis dos veículos que estavam nas minas.

2. Compreensão. Entender por que as coisas ruins acontecem e as implicações disso para as tarefas de cada um é muito importante. Isso dá às pessoas um propósito. Urzúa e seu time sabiam os detalhes dos três planos de resgate e tinham instruções para cada uma das situações.

3. Controle. Quando há algum elemento da vida que as pessoas podem controlar, isso tem um impacto grande. Os mineiros faziam exercícios para manter a forma física e mantinham a organização do local. Um deles fez uma pequena capela e liderou orações.

4. Compaixão. Urzúa demonstrou preocupação por seu time o tempo todo e foi o último a deixar a mina. Até agora, as histórias mostram que ele se manteve calmo durante todo o tempo – e calma é a melhor emoção para um líder demonstrar e propagar durante uma crise.


Observe que um episódio verídico e fatídico como este, que graças a intervenção divina não teve consequências graves, enfim, mesmo com algo tão chocante assim se você quiser pode extrair lições importantes para a vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Para isso é preciso apenas ter sensibilidade para aprender e desenvolver com exemplos da humanidade como estes.  Da mesma forma podemos também aprender com aqueles que nos cercam no dia-a-dia, seja no trabalho ou na vida pessoal.  

É preciso somente exercitar a humildade procurar extrai lições de tudo o que lhe acontece e, agindo assim acrescentará a cada dia mais conhecimento e experiência, que lhe ajudará a evitar "as pedras no caminho" nesta jornada chamada "vida".

Pense nisso.  Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


12 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !
Ok

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente e grato pelas orientações,
Allan Carlos

Anônimo disse...

Bom dia


Obrigado pelas palavras


Jardir Martins


Matriz..

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações!

Sem mas,

Dellano Lopes.

Anônimo disse...

Bom Dia!
Diogo Ferreira.Obrigado pelas informações.

Unknown disse...

Bom dia !
Unidade Taboão !!!

Anderson Souza disse...

Bom dia, Ciente!

Anônimo disse...

Unidade Taboão

Daniel Luz

Bom Dia !!!!

Anônimo disse...

Unidade Taboão

Daniel Luz

Bom Dia !!!!

Anônimo disse...

Bom dia! Compreedido.

Daniel Sena disse...

Bom dia a todos!