segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

COMEÇANDO A SEMANA...

Quando a cabeça não ajuda, o corpo padece...

Este velho ditado do século XIX tem um fundamento incrivelmente importante e profundo para o qual nem sempre damos atenção. E o que ele quer realmente dizer?

Ele nos diz que todas as vezes que deixamos de usar a nossa inteligência - um atributo que só o ser humano possui - poderemos ter que fazer várias vezes a mesma tarefa, nos cansaremos mais, gastaremos mais energia, ou seja, o nosso corpo pagará o preço tendo que trabalhar mais.

Este ditado nos alerta para o fato de que quando não usamos nossa cabeça, por exemplo, prestando atenção ao que estivermos fazendo, correremos um grande risco de errar e ter que refazer a tarefa. E quantas vezes isso nos acontece!

Analise o simples fato de trocar uma lâmpada. Se não verificarmos a voltagem do local poderemos comprar uma lâmpada errada, e esse descuido de atenção poderá nos obrigar a repetir a tarefa de subir a escada várias vezes ou mesmo de termos que voltar à loja para trocar a lâmpada por outra, da voltagem correta. Quanto se perdeu? Quanto tempo? Quanta energia? Quando a cabeça não ajuda, o corpo padece...

Assim, este ditado nos manda planejar com antecedência tudo o que iremos fazer. Sem um bom planejamento, “colocando a cabeça para trabalhar”, a execução será, com certeza, mais custosa, demorada, cheia de percalços que teriam sido evitados através de um planejamento bem feito.

Quanto se perde ao fazer uma viagem sem planejamento? Quanto se perde ao acreditar na sorte? Quanto se deixa de ganhar por não pensar antes de fazer? Quanto somos penalizados por uma simples preguiça de buscar antes a informação necessária? Quando a cabeça não ajuda, o corpo padece.

Agora, pense no seu trabalho. Pense em você mesmo. Quantas vezes sofremos o padecimento de ter que repetir tarefas que teríamos feito de pronto se tivéssemos usado a cabeça? Quantos erros cometemos por falta de atenção ou pura pressa? Quanto já perdemos na vida por falta de planejamento?

Pense nisso! Sucesso!

Por Dr. Luiz Marins - Antropólogo e conselheiro de empresas.


Um forte abraço, um ótimo dia e uma excelente semana!


11 comentários:

william bella disse...

Bom dia!!

Adriano Reis disse...

Bom dia !!!

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Ciente e grato pelas orientações,
Allan Carlos

Anônimo disse...

Bom dia !!!Jorge Alexandre fonso

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orentações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda - Vl Olimpia)

Anônimo disse...

Bom dia,
Tenha uma ótima semana.

Kellmer P.de Paiva

(Ipiranga)

Daniel Luz disse...

Bom Dia !!!

Anônimo disse...

Bom Dia ! Diogo Ferreira

Anônimo disse...

Bom dia!

Obrigado pelas palavras...

Jardir Martins...