sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

E FECHANDO ESSA PRIMEIRA SEMANA DO ANO...

Bom dia!

O texto que você lerá abaixo foi escrito recentemente por um influente empresário de uma das empresas mais importantes desse país, e traz uma advertência muito interessante para aqueles que almejam projeção em suas carreiras, mostrando as armadilhas que devem evitadas se o objetivo é obter sucesso profissional.

Como estamos encerrando esta primeira semana do ano, na qual falamos um pouco sobre projetos, estratégias, sonhos, enfim, projeções para este ano que se iniciou, achamos interessante dividi-lo com aqueles cujo um dos objetivos é destacar-se em suas funções, para que consigam isso com consistência.

Caso não tenha tempo de lê-lo com atenção que o mesmo merece, sugerimos noutro momento, com mais calma, volte até este espaço, leia-o com atenção, ou mesmo imprima e leve-o para casa, garantimos que valerá a pena uma reflexão sobre ele.

Um forte abraço, um tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

Segue:

DISCERNIMENTO

Tenho observado, de uns tempos para cá, o comportamento exacerbado e competitivo ao extremo de muitos jovens no ambiente de trabalho. Há quem argumente que esse modo de ser – ansioso, aflito, as vezes até agressivo – é fruto inevitável dos tempos atuais. Se isso é verdade, precisamos encontrar formas para contê-lo, evitando, assim, que o ambiente na empresa degenere em carreirismo e conflitos de egos.

A melhor forma para se combater este fenômeno está no reforço à pratica da parceria, na valorização do trabalho em equipe e na convergência de todos para servir ao cliente, pois é nele que está o poder e a hierarquia. As disputas intensas não levam a nada porque os resultados estão sempre fora da empresa.

Profissionais jovens e ambiciosos precisam demonstrar, antes, o amadurecimento necessário para que possam assumir posições de liderança no futuro. Muitos não se dão conta disso. o indivíduo demonstra ter maturidade, tanto pessoal quanto profissional, quando conjuga senso crítico e sabedoria – que são características de quem se predispõe a adquiri-las.

Quem almeja a posição de líder só a terá se demonstrar as aptidões para isso ainda enquanto for um liderado. Como esta pessoa se comporta quando está nessa condição? É respondendo tal questão que se descobre como ela agirá no momento em que assumir a liderança.

A construção de um plano de vida e carreira passa pela coerência e pela consistência de atitudes que legitimam a aspiração do subordinado de chegar a dirigente. Pressa e atropelos na ânsia de galgar postos impedirão o indivíduo de extrair de cada função que exercer a soma de ensinamentos que esta pode lhe proporcionar.

Empatia, enfoque na contribuição, discernimento e lealdade são condições para uma relação positiva entre o líder e seus liderados. Mas isto só dá certo quando estes últimos agem conforme deles se espera, e o líder, principalmente se recém-chegado a esta posição, é capaz de assumir com serenidade as responsabilidades que lhe cabem sem precisar provar o tempo todo do que é capaz, nem usar continuamente o “poder” que tem. Se age dessa maneira, é porque sua liderança é fraca, inconsistente e já se esvaiu.

A convivência nas empresas se dá sempre entre três gerações: jovem de talento, executivos maduros e os mais idosos experientes cujo papel primordial é educar. Para ser produtiva, essa convivência tem que ser harmoniosa e, para que haja harmonia, o diálogo entre elas precisa ser aberto,fluído e permanente, pautado pela humildade, disciplina, respeito e confiança. Quando isso acontece, todos ganham.


Por Emílio Odebrecht, Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht


Fonte: Jornal A Tarde, 04/07/2010, Caderno de Economia

10 comentários:

Viviane disse...

Bom dia !

Ciente e vou ler em casa .

Unknown disse...

Bom dia!
Thiago Souza

Amanda disse...

Bom dia!
(Amanda - VL Olimpia)

Anônimo disse...

Bom dia!!!
ciente e grato pelas orientações,
Allan Carlos

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

Roberto Cardoso disse...

Bom dia,ciente

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anderson Souza disse...

Bom dia, Ciente!

David Vieira disse...

Bom dia a todos !

Daniel Luz disse...

Bom Dia a Todos !!!