quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TOQUE PROFISSIONAL - PARTE I

Bom dia!

Temos citado muito nos últimos dias, até em função do início de ano, a ideia de que você deve traçar metas para o decorrer deste. Seja no âmbito pessoal ou profissional, não importa, mas que você trace algo que o motive durante esta jornada.

Pois bem, para ajuda-lo nesse exercício deixaremos aqui uma colaboração muito valiosa, que inclusive já foi postagem nossa no passado, mas que pela propriedade da mensagem e também porque muitos não tiveram a oportunidade de apreciá-la na época, postaremos novamente.

Trata-se de um relato pessoal extraído do livro de um dos maiores atletas profissionais de todos os tempos, que alcançou marcas que talvez jamais serão ultrapassadas por outro atleta. Estamos nos referindo a Michael Jordan, melhor jogador de basquete de todos os tempos.

Leia (ou releia para alguns) e veja como ele traçava e alcançava suas metas:

Meu principal objetivo sempre foi me tornar o melhor, mas, ao me aproximar de cada meta, fazia isso passo a passo. Foi por essa razão que não tive medo de ir para a Universidade da Carolina do Norte (uma instituição de enorme tradição no basquete norte-americano) depois de concluir o ensino médio.

Muitos diziam que aquela não era a melhor escolha porque eu não seria capaz de jogar em um nível tão elevado. Sugeriam que eu optasse pela Academia da Força Aérea, porque teria um emprego ao terminar a faculdade. Cada um traçava um plano diferente para mim. Mas eu tinha minhas próprias convicções.

Sempre procurei fixar metas de curto prazo. Ao olhar para trás, pude ver como cada um daqueles passos ou conquistas me levou à etapa seguinte. Quando, no segundo ano do colégio, fui cortado do time principal, aprendi algo muito importante. Compreendi que nunca mais queria me sentir tão mal. Nunca mais queria experimentar aquele gosto amargo na boca, aquele buraco no estômago.

Então estabeleci como objetivo conquistar um lugar no time principal. E mantive o foco nisso durante todo o verão. Enquanto me exercitava e aprimorava meu jogo, era só nisso que eu pensava. Quando consegui, tracei outra meta razoável e realista que poderia alcançar se trabalhasse duro o suficiente.

A todo instante eu procurava visualizar aonde queria chegar, que tipo de jogador queria me tornar.

Encarava tudo com o meu objetivo em mente. Sabia exatamente aonde queria chegar e mantinha o FOCO naquela direção. À medida que alcança as minhas metas, os resultados iam se somando. E eu ganhava confiança a cada conquista.

Desse modo, construí a convicção de que poderia competir pela Universidade da Carolina do Norte. Para mim, era um trabalho puramente mental. Nunca precisei escrever nada. Apenas me concentrava no próximo passo.


Continuamos amanhã…

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!


14 comentários:

Unknown disse...

Bom dia!
Thiago Souza

Amanda disse...

Bom dia a todos!
(Amanda - Vl Olimpia)

Daniel Luz disse...

Bom Dia a Todos !!!

dellano silva lopes disse...

Bom dia, obrigado pelas orientações !

Sem mas,

Dellano Lopes.

william bella disse...

Bom dia!!

Wellington Danilo disse...

Bom Dia!

Wellington Danilo

Vila Olimpia

Anônimo disse...

Bom dia!!!
ciente e grato pelas orientações
Allan Carlos

Anônimo disse...

Bom dia !!! Jorge Alexandre Afonso

Viviane disse...

Bom dia !

Anônimo disse...

Bom dia.

Kellmer P.Paiva

(Ipiranga)

Roberto Cardoso disse...

Bom dia,ciente

Anônimo disse...

Bom dia.


Obrigado Pelas Orientações.

Deilson Silva.

Anderson Souza disse...

Bom dia, Ciente!

Daniel Sena disse...

Boa tarde a todos!