quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

DA TEORIA A PRÁTICA!


"Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e nós trocamos essas maçãs, então eu e você ainda teremos uma maçã cada. Mas se você tiver uma idéia e eu tiver uma idéia e nós trocamos idéias, então cada um de nós terá duas idéias."(Bernard Shaw)

 

Bom dia!

 

O pensamento acima retrata na medida exata o que você tem que fazer para sair da teoria a prática.    É simples, ele mostra que para existir evolução deve haver uma constante troca de conhecimentos, de experiência, de idéias, enfim, você não pode achar que isolado no “seu mundo” as mudanças acontecerão por si só!   Não!   Se você continuar pensando assim você não sairá do lugar onde está atualmente e muito menos evoluirá como pessoa!

 

Ou seja, você deve ter a preocupação de multiplicar o seu conhecimento!     Quer saber como?   Não se conformando com o que você aprendeu até aqui, mas deve ter aquela impaciência que as pessoas vitoriosas têm, de ser curiosa no bom sentido, de não esperar que o “novo” chegue até suas mãos, mas sim ir atrás do “novo” arrancando-o das mãos de quem o detém.

 

Ainda não estar entendendo?    Vamos lá, tentaremos ser mais claros usando para este caso a prática.   Faz assim, hoje à noite quando você chegar em sua casa, depois que tomar o seu banho, fazer a sua refeição, conversar com seu familiares, enfim, cumprir a sua rotina familiar, vá para o seu “cantinho” (aquele que você usa quando quer ficar sozinho, sabe?) e pegue algumas folhas de papel, uma caneta e faça o que iremos te dizer a seguir.

 

Vamos lá:

 

a) Numa ou mais folhas liste todas as atividades ou rotinas de seu dia-a-dia na empresa, puxe pela memória tudo o que você faz desde o princípio do dia, mas detenha-se somente naquelas que são executadas diretamente por você, contudo, preocupe-se também de que nesta listagem estejam só as que executa com precisão;

 

b) Caso você não consiga lembrar-se de todas as suas atividades ou rotinas, não tem problema, você pode gastar mais alguns dias para reunir estas informações, de repente você pode levar estas folhas para o trabalho e enquanto você trabalha vai anotando cada uma delas, mas o importante é você não deixar de fazer isso o quanto antes;

 

d) Feito isso, agora você tem uma ferramenta poderosíssima em suas mãos, que é a quantidade de conhecimento (experiência) que você detém, onde dependendo de sua habilidade para negociar, você poderá mantê-lo na quantidade que está ou aumentá-lo gradativamente, pois o seu companheiro do lado está preparando ou já preparou uma semelhante e, deve estar ávido para também aumentar a porção de conhecimento dele;

 

 

Pronto, com essa “lição de casa” executada você já tem a condições de sair da teoria a prática e principalmente, aplicando em seu universo profissional o que você leu acima e que deve ter achado muito bacana, muito bonito, muito inspirador, contudo,  achar todo mundo acha, mas agir é somente poucos e a condição de ser um destes está neste momento em suas mãos!     

 

Bem, para não nos estendermos muito vamos parar por aqui, amanhã voltamos para lhe mostrar o que fazer com esta lista que está em suas mãos, ou melhor, acreditamos estará em suas, não é verdade?   

 

Enfim, lhe diremos como proceder de maneira que não traga transtornos para você, para nossa rotina diária nos setores ou mesmo unidades onde trabalha, pois podemos até imaginar a preocupação dos coordenadores ao terminarem de ler está mensagem, devem achar que ficamos malucos!   Mas não ficamos, fiquem tranqüilos, mostraremos o melhor caminho para esta experiência.

 

Um forte abraço e tenham um ótimo dia!

11 comentários:

Amanda disse...

Bom dia
Ciente!
(Amanda)

viviane disse...

Bom dia !
Ciente

Anônimo disse...

Trocar informações é sempre importante em nosso setor operacional porque ao fazer isso o serviço prestado se torna facil de executar e a satisfação do cliente é nossa intenção.Refletir em casa as tarefas executadas após um dia de trabalho é importante para vermos nossas rotinas,o que podemos melhorar e acrescentar ideias na empresa. Não podemos segurar conosco ideias que podem ser praticas com nossos companheiros e pela empresa para a melhora dos serviços prestados.

Treinamento Operacional
Fabiano Pires

Anônimo disse...

Bom dia.

Será feito e lista , vou tentar capitar tudo que eu faço no decorrer do dia e colocar tudo em papel , p que possamos seguir c/ as instruições.

Fábio Ap. de Oliveira

Daniel Sena disse...

Bom dia a todos, "O conhecimento dirige a prática; no entanto, a prática aumenta o conhecimento."
Que todos tenham um otimo dia !!

David Vieira disse...

Bom dia, ciente da informação, irei praticar

Anônimo disse...

Bom dia!
Ciente da informação.

Fernando disse...

Bom dia a todos, estou a disposição para receber experiências e dividir minhas experiências. Fiquem a vontade!!!

Anônimo disse...

Bom dia, Obrigado pelas orientações !

José Dellano

Anônimo disse...

Bom dia!!!

venciguerra disse...

Bom dia, Fabricio ciente!