quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PROCEDIMENTO 16: Recepcionando um chamado a partir das 17:00hs, cuja a execução tende a passar das 18:00hs


Bom dia!

Você deve ter ficado surpreso com o título desta mensagem de hoje, não é verdade?     Acreditamos que a surpresa não seja com o conteúdo que abordaremos nela, mas sim porque até ontem vínhamos abordando outro assunto, porém, de repente sem menos avisar mudamos o tema e mais, “ressuscitamos” um que foi muito abordado no fim de 2009, no caso os PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TRABALHO!

Tudo bem, explicaremos rapidamente o porquê da mudança.      Nós retomaremos aditante o tema que vinhamos abordando ultimamente, contudo, esta interrupção se faz necessária porque nos últimos dias tivemos episódios envolvendo atendimento de chamados recepcionados a partir das 17:00hs, onde a execução destes ultrapassou as 18:00hs e , por falta de informações suficientes tivemos diversos problemas!

Logo, entendemos ser importante dar a você e a todos os envolvidos direta ou indiretamente no atendimento o PROCEDIMENTO correto para estes casos, afim de evitar que erros como os cometidos recentemente se repitam e coloquem em xeque nossa capacidade ação na condução e fechamento deste tipo de ocorrência.

Some-se a isso o fato de que como falamos em nossa APOSTILA OPERACIONAL, todos os PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TRABALHO ainda não estão relacionados nela, logo, a medida que formos identificando situações que gerem dúvidas ou mesmo ações diferentes de unidade para unidade, faremos questão de registrar qual o PROCEDIMENTO correto a ser seguido, conseguindo com isso ações homogêneas em toda empresa.

Portanto, segue abaixo o que deve ser feito em situações como a citada acima:

1) Ao atender a ligação de um cliente APÓS AS 17:00hs desejando fazer a solicitação de um motoqueiro, além de seguir na integra o PROCEDIMENTO 8 (Lembra-se dele?  Não?  Então o que acha de reler sua apostila?) para recepcionar este chamado, AVALIE RAPIDAMENTE se pelo serviço solicitado, a execução deste tende a PASSAR DAS 18:00hs;

2) Se nesta rápida avaliação, AINDA COM O CLIENTE AO TELEFONE, você concluir que a execução tende a PASSAR DAS 18:00hs, CERTIFIQUE-SE com ele se haverá de fato alguém no destino, ou mesmo o local estará aberto após este horário para receber o serviço que será executado;

3) Caso ele confirme que haverá alguém para recebê-lo, ou mesmo que o local estará aberto, VERIFIQUE com o Cliente se o mesmo possuí o NÚMERO DE TELEFONE do destino e, ele fornecendo registre esta informação no campo ROTEIRO do chamado entre parênteses, para que se houver algum imprevisto ou algo do tipo, possamos contatá-los diretamente se for o caso;

4)  Mas INDEPENDENTEMENTE dele fornecer ou não o telefone do local de destino, você solicitará à ele os NÚMEROS DE TELEFONE (celular e fixo) DELE SOLICITANTE, para que em casos de imprevistos ou algo do tipo, possamos CONTATÁ-LO DIRETAMENTE e, passar-lhe o que estiver acontecendo no momento da ocorrência;

5) NÃO CONFIE nos números para contato que temos em nosso BANCO DE DADOS, pois estes dificilmente trazem o CONTATO DIRETO com o solicitante, pois quando muito trazem apenas o contato com a empresa onde ele trabalha, onde fatalmente APÓS AS 18:00hs NÃO O ENCONTRAREMOS MAIS;

6) Logo, INSISTA em obter o MÁXIMO POSSÍVEL  de informações das “duas pontas”, tanto do local de destino, como PRINCIPALMENTE DO SOLICITANTE, para que se houver algum imprevisto ou algo do tipo, possamos contatá-lo, sendo que, ele fornecendo registre esta informação no campo ROTEIRO do chamado entre parênteses

7) Por fim, AGRADEÇA ao solicitante  a compreensão em fornecer tais informações e, POSICIONE-O que todas estas precauções visam oferecer a ele SEGURANÇA de que diante de qualquer imprevisto, nós tenhamos condições de municiá-lo de INFORMAÇÕES NO MOMENTO DA OCORRÊNCIA, afim de que ele possa decidir o que deve ser feito a partir de então;  

 

Bem, talvez ao ler inicialmente este roteiro você pode achá-lo extenso ou mesmo complicado para decorá-lo, não é verdade?    Mas afirmamos que não é, pelo contrário, à medida que você for praticando ele fluirá naturalmente no seu diálogo com cada Cliente, ao passo que quando você perceber seu atendimento telefônico já terá terminado.

E o mais importante, agindo assim você e os demais envolvidos na operação poderão finalizar seu dia de trabalho, retornarem para os seus lares tranqüilos e conscientes de que se houver algum imprevisto, seu companheiro que dará andamento no caso até o término, dispõe no ROTEIRO do chamado de todas as informações necessárias para finalizá-lo de maneira positiva junto ao Cliente!

Um forte abraço e tenha um ótimo dia!

Obs.: Através do comentário confirme a leitura, identifique-se pelo nome e unidade de trabalho e, caso tenha dúvidas ou sugestão para os próximos procedimentos, fique a vontade para posicionar-se.

19 comentários:

Amanda disse...

Bom dia!!!
Ciente da Informação.
(Amanda - Vila Olimpia)

Anônimo disse...

Bom dia.

Ciente da informação .

Fábio Ap. Oliveira.

Unknown disse...

Bom dia! Ciente das informações.
Thiago Souza (Vila Olimpia)

Viviane disse...

Bom dia !

Viviane /Matriz

Anônimo disse...

(A.R)- Anderson rodrigues - Ipiranga

Anônimo disse...

Quais as situações que se deve fazer um pós venda.?

Unknown disse...

Bom dia !
Alex Oliveira ( Unidade Taboão )
Ciente !

Fabiano Pires disse...

Bom dia metropole...Muito importante saber dessas informações passadas nesse blog em pegar todas as informações de serviços apos as 17:00 como telefones de contatos do solicitante e recebedor e o máximo de informações possiveis para a execução do serviço.

Fabiano Pires
Treinamento Operacional
Vila olimpia

Anônimo disse...

Bom dia!
Ciente da informação.

Kellmer p. paiva (ipiranga)

Anônimo disse...

Bom dia!! Adriano reis

Anônimo disse...

Bom dia, Obrigado pelas orientações !

José Dellano

Fernando disse...

Bom dia a todos, ciente das orientações.

" Se alguém varre as ruas para viver, deve varrê-las como Michelângleo pintava, como Beethoven compunha, como Shakespeare escrevia. "

David Vieira disse...

Bom dia, ciente da informação

venciguerra disse...

Estou ciente do procedimento.

Fabricio - Unidade Alphaville.

venciguerra disse...

Ciente do procedimento.

Fabricio Venciguerra

Alphaville / Taboão da Serra

Anônimo disse...

Bom dia!

José Roberto L Octaviano (Chacara)

Daniel Sena disse...

Bom dia a todos, que todos tenham um otimo dia..

"A mudança mais significante na vida de uma pessoa é uma mudança de atitude. Atitudes corretas produzem ações corretas."

Daniel Sena unidade chacara

Unknown disse...

Bom dia , sem duvidas


Att.

Cleyse Bispo
Filial Alphaville

Wagner Cardoso disse...

Bom dia!!! ok.